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Ciclo de OKR: o que é e como deve funcionar um ciclo de metas
por Trianon RH e Negócios | 16/03/23

Você definiu várias estratégias para o crescimento do seu negócio, mas não conseguiu colocar em prática, definir as metas, acompanhar os objetivos e ter o sucesso desejado?
Realizar um planejamento estratégico é um dos passos para acompanhar as metas da empresa, porém é preciso colocar as ações em prática e contar com uma metodologia ágil para entender o que é eficaz e alavancar os resultados.
Você já conhece a metodologia OKR? Ela conquistou muitos gestores e é aplicada nas maiores empresas do Vale do Silício para gerar resultados e transformar a forma como usam as metas.
Neste artigo, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre esse famoso método, como implementar o ciclo OKR e quais são os benefícios para o seu negócio.
OKR: Conheça essa metodologia
Antes de compreender o ciclo OKR é preciso saber um pouco mais sobre essa metodologia. Objectives and Key Results - Objetivos e Resultados-Chave - é um dos procedimentos mais utilizados de gestão em grandes empresas, inclusive utilizamos na Trianon RH e Negócios.
O propósito do OKR está em desenvolver objetivos que motivam a equipe a agir em busca de um resultado chave, proporcionando maior engajamento e motivação para os colaboradores cumprirem suas tarefas.
Os objetivos devem ser curtos, inspiradores, envolventes e desafiadores. Exemplo de um OKR para empresa:
Objetivo - Ser uma empresa referência no mercado
Resultados Chave:
KR 1: Alcançar R$ 1 MI de faturamento
KR 2: Expandir as atividades para outros 5 estados
KR 3: Ter 60% de relevância diante dos competidores do nicho em que atuamos.
O primeiro objetivo foi traçado, a partir desse momento você definirá os KRs - os resultados-chave - ou seja, resultados de médio prazo que você busca para alcançar o objetivo principal.
Através dos KRs você consegue:
- Analisar o progresso em direção ao objetivo;
- Traçar planos de ação e as equipes responsáveis pelas tarefas, acompanhamento e entregas.
Sempre com foco no objetivo definido, como no exemplo acima: ser uma empresa referência no mercado. Essa metodologia pode ser adaptada para diferentes realidades, tudo depende da sua empresa e dos objetivos definidos.
Portanto, a metodologia OKR é composta por três elementos essenciais:
1º - O objetivo: para onde a empresa deseja ir?;
2º - Vários resultados-chave que o time deve alcançar para validar o objetivo;
3º - As iniciativas que devem ser colocadas em prática - todos os projetos e tarefas - para alcançar seus principais resultados.
Essa ferramenta de gestão permite que a sua empresa defina metas ambiciosas, além de implementar e executar seu planejamento estratégico.
O que é um ciclo OKR?
Você já sabe como a metodologia OKR é colocada em prática. Agora, vamos entender o ciclo OKR, para você ter resultados de verdade.
O ciclo OKR é o conjunto de processos pelos quais você precisa passar para alcançar o objetivo, definir quais são os resultados esperados e alcançá-los.
Muitas vezes, definimos uma meta e colocamos o papel na gaveta, nunca mais olhamos para aquela meta e nem tomamos ações para alcançá-la.
Você pode pensar “para esse ano quero alcançar x de faturamento ou conquistar x número de novos clientes”, mas se você não definir quais são as tarefas que precisam ser cumpridas para alcançar essas metas, elas acabam esquecidas e não dando nenhum resultado.
Definir metas não é o suficiente, é preciso alinhá-las com toda a organização, para que todos estejam na mesma página e trabalhem em conjunto para cumpri-las.
O ciclo OKR é ideal para definir, rastrear e atingir objetivos. Como definir o ciclo OKR perfeito no trabalho? É bem simples e flexível, você precisa seguir três etapas.
1 - Planejamento e criação
A primeira etapa do ciclo é criar um OKR de qualidade. Lembre-se: eles devem ser envolventes e mensuráveis para ajudar com o acompanhamento. No momento da criação, tenha em mente esses pontos:
- O objetivo é agregar valor à organização e às pessoas.
- Os resultados devem ser capazes de medir algo e não se transformar em uma lista de tarefas e afazeres diários.
- Evite objetivos muito simples ou muito extravagantes, coloque um tempo para que os objetivos sejam alcançados.
- Sua equipe deve estar motivada com o trabalho em direção aos objetivos.
Considere as principais prioridades da empresa para o próximo trimestre para desenvolver os objetivos.
2 - Alinhamento
Os OKRs não são criados para ficar em gavetas, esse é o diferencial. Após definir o OKR, chegou o momento de alinhar com toda a organização e com as equipes.
O alinhamento deve ser contínuo e incluir o mapeamento das ações que estão sendo realizadas em cada equipe e, caso o projeto envolva várias equipes, inclua no alinhamento, todos os responsáveis pelo resultado.
Você pode definir reuniões rápidas com os colaboradores em pé, de cinco minutos, após o início do expediente para alinhar os objetivos e entender quais resultados-chave estão em prática, além de ajudar a equipe caso ela esteja com dificuldade para executar alguma tarefa.
Os colaboradores podem (e devem!) dialogar com o líder sobre os OKRs propostos, também podem ajudar a definir quais serão os resultados-chave que a equipe precisará alcançar. Os líderes, portanto, devem melhorar os OKRs constantemente, treinar e desafiar todos a darem o seu melhor.
3 - Encerre o ciclo e alcance os objetivos
Os objetivos devem fazer parte do ritmo organizacional e da rotina de todas as pessoas que compõem a organização. O OKR não deve ser um trabalho extra, eles devem alinhar as tarefas diárias e tornando-se parte de seu trabalho.
Então, o ciclo estará completo: definir os OKRs, alinhá-los e trabalhar para atingir os resultados-chave. Para alcançar um OKR, todos os colaboradores, dentro de sua respectiva área, precisam rastreá-los e agir sobre eles.
Adote a prática de realizar um check-in semanal para medir os OKRs da semana passada e ajustar as iniciativas correspondentes para a semana que está iniciando.
No final do prazo estipulado, geralmente trimestral, realize uma reunião estratégica para finalizar os OKRs, medir os resultados e definir novos objetivos. Esses OKRs são então comunicados a todas as equipes e departamentos.
Nessa fase, as equipes também fazem uma autoavaliação para entender o que conquistaram no ciclo anterior, quais ações devem ser repetidas, quais devem ser evitadas, entre outras conclusões.
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