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Cultura organizacional e a importância para o crescimento do negócio
por Trianon RH e Negócios | 27/12/22

O conceito de cultura organizacional foi bastante difundido nos anos 1980 e cada vez mais, vem ganhando adeptos. Qualquer empresa, mesmo pequena, se beneficia com essa implementação.
Definir, incentivar e manter uma cultura, faz com que o desempenho geral da empresa seja cada vez melhor, mantendo sua equipe motivada e produtiva, através da sua identificação com os valores da organização.
A cultura organizacional fortalece a empresa
Você já pensou quais são as práticas e valores desejados em sua empresa?
A cultura organizacional é a resposta certa para isso, ela pode ser definida como um conjunto de elementos, práticas, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, políticas internas, entre outros, que influenciam o clima de uma empresa. Incentivar a criação de uma cultura é importante para alinhar e guiar as ações dos colaboradores no trabalho, mas também para a empresa como um todo.
É como o DNA de uma organização, que pode ser observada ao longo do tempo, além de facilitar a tomada de decisões estratégicas. Através da cultura organizacional também é possível identificar normas, costumes e rotinas cotidianas no qual os times interagem e trabalham, uma coesão para reter os funcionários e recrutar novos talentos.
Outros elementos que fazem parte da cultura organizacional:
- Crenças da empresa;
- Métodos de trabalho;
- História da organização;
- Compromisso social;
- Os valores da empresa e como ela transmite esses valores a outras pessoas;
- Prazer e bem-estar no trabalho;
- Espírito de equipe;
- Atendimento ao Cliente;
- O ambiente de trabalho.
Um exemplo é a Trianon RH e Negócios, na qual valorizamos a cultura de pessoas, colocando os colaboradores, clientes e todos os stakeholders da empresa em primeiro lugar, afinal 100% dos colaboradores, clientes e investidores são pessoas e se você não entende de pessoas você também não entende de negócios.
Os objetivos da cultura organizacional
O principal objetivo de desenvolver e implementar uma cultura organizacional é organizar as equipes, os colaboradores, em torno de valores comuns. Ao colocar isso em prática, a equipe começa a se fortalecer e entrar em coesão. A coesão promove uma melhoria no desempenho do negócio no geral, ajuda a desenvolver uma imagem positiva da empresa e influência no recrutamento de talentos.
De grandes empresas até mesmo startups, cada vez mais os líderes estão entendendo a importância de desenvolver uma cultura organizacional. Alguns exemplos:
- A cultura do Facebook incentiva a crítica e o questionamento. O valor essencial é a confiança depositada nos colaboradores, cada funcionário tem algo a acrescentar;
- Já a cultura do Google foca no bem-estar corporativo e desempenho, sem se importar tanto com as vestimentas clássicas (terno e gravata) do mundo corporativo;
- A Apple, outra gigante, tem uma cultura de sigilo para desenvolver novos produtos. Inovação e perfeição são os valores que regem toda a empresa.
São vários exemplos de nichos diferentes, cabe a você encontrar os valores condizentes com sua empresa para guiar todos os membros desta organização, seus comportamentos e mentalidades.
Quais são os desafios ao tentar implantar uma cultura organizacional?
Ao decidir implantar uma cultura corporativa, você enfrentará alguns desafios e deve estar ciente que o resultado dessa ação se dá no longo prazo, até que todos estejam adequados. O principal ponto é entender se as pessoas da sua equipe, vão se dar bem com a cultura da empresa que você construiu.
Desafio nº1: manter a cultura organizacional saudável
Muitas vezes construímos algo lindo na teoria, mas que não funciona na prática. Com a cultura organizacional pode acontecer o mesmo. Você pensa nos valores e crenças que deseja para a sua organização, entretanto ninguém coloca isso em prática.
O grande desafio para qualquer empresa é nutrir a cultura, engajar os colaboradores. Suas próprias ações, enquanto líder e empresário, devem refletir a cultura da empresa, você será o elemento que pode unir a equipe à cultura.
Se houver verdadeiramente, uma correspondência entre a cultura a ser desenvolvida e as pessoas que compõem a sua equipe, você conseguirá perceber pouco a pouco, dia a dia, um aumento na satisfação no trabalho e produtividade da empresa.
Desafio nº2: aplicar a cultura organizacional sempre
Ela deve estar presente em todos os momentos da empresa. Como os seus colaboradores, clientes e a sociedade, vão se identificar com seus valores, ética e crenças, se elas mudam o tempo todo?
Não se deve mudar os valores, ética ou o ambiente geral de trabalho de um dia para o outro. Isso não significa que você não pode aprimorá-la, você pode adaptar sua cultura organizacional, sem se esquecer que os seus colaboradores possam sentir que eles realmente são eles mesmos no ambiente de trabalho.
Desafio nº3: envolver todos os membros da equipe
Nem todos os colaboradores vão se sentir envolvidos ou motivados pela cultura organizacional. O desenvolvimento dessa cultura deve ser natural para que as pessoas se sintam parte do processo de implementação.
Ao envolver todos da equipe, a empresa colherá grandes benefícios. Todos devem estar e caminhar na mesma direção, por isso é muito importante sempre integrar a equipe. Se necessário, escreva em sua parede para que ninguém esqueça.
Quais os benefícios de uma cultura corporativa forte?
Listamos os 6 principais motivos para você desenvolver uma cultura organizacional forte em sua empresa.
1 - Lealdade dos funcionários
Em um mercado cada vez mais competitivo, ter uma equipe de ótimos profissionais é o diferencial para destacar a sua empresa. Com uma cultura forte você desenvolve não só o senso de pertencimento da sua equipe, mas também o desejo de permanecer na sua empresa.
Os colaboradores que se identificam com a cultura da empresa, geralmente, se identificam e tem orgulho de carregar seus valores, o que tem um papel fundamental na avaliação das empresas com o selo GPTW.
2 - Recrutamento de novos talentos
As novas gerações no trabalho buscam mais do que apenas receber um salário, elas desejam ser úteis e encontrar sentido naquilo que fazem diariamente. As condições de trabalho, principalmente após a pandemia, também são importantes para eles. Nada melhor do que pertencer e se sentir valorizado no seu ambiente de trabalho.
Para recrutar novos talentos, você precisa entender o trabalho em sua empresa para criar uma forte conexão com os candidatos às vagas. (Linkar o artigo sobre O Employer Branding)
3 - Integração da equipe
Recrutar talentos é apenas o primeiro passo da jornada, é preciso fazer com que eles desejem ficar e se sintam motivados a entregar o seu melhor, a “vestir a camisa” da empresa.
Com uma cultura organizacional bem desenvolvida, você faz com que os novos colaboradores se integrem mais rapidamente à equipe. Eles entendem os valores e as expectativas da empresa quanto ao seu trabalho e conseguem realizar uma imersão mais rápida e eficiente.
4 - Equipe forte e unida
Não há como negar: são os colaboradores que definem o rumo de uma empresa. Mais do que o empreendedor, é preciso pessoas na equipe que abracem a causa e queiram fazer a diferença.
Trabalhar em um local de conflitos, cheio de indiretas, o qual não é possível confiar nos colegas de equipe pode trazer sérios danos mentais aos colaboradores. Com uma cultura forte, a comunicação é transparente e o foco é promover a coesão, limitando os conflitos, para que cada pessoa seja capaz de dar sua opinião, ser ouvida e para que todos atinjam objetivos comuns.
5 - Desempenho da empresa
A cultura corporativa promove o bem-estar no trabalho, impactando no desempenho da empresa, aumentando a motivação da equipe e melhor desempenho nas tarefas a serem realizadas, metas e objetivos a serem alcançados.
6 - Fortalecer a sua imagem corporativa
Trabalhar a cultura organizacional diariamente também melhora a sua imagem como marca empregadora. Os colaboradores, ao compartilharem uma causa comum, são incentivados a destacar a empresa, uma ótima estratégia para sempre atrair novos talentos e futuros parceiros.
Você deseja desenvolver uma cultura organizacional forte?
Nós vamos te ajudar!
Falar sobre o sucesso de uma empresa é falar sobre a cultura organizacional, uma vez que a cultura é o ambiente no qual estão inseridos e as práticas que permeiam esse ambiente. Logo, quando a cultura organizacional e a equipe estão em sintonia, o triunfo da empresa é o principal resultado, além de, claro, bons faturamentos.
Fica a reflexão: Todas as empresas de sucesso giram em torno de necessidades humanas. Você já analisou como está a sua relação com os seus colaboradores, a sua cultura organizacional?