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O que é PDI?
por Trianon RH e Negócios | 22/06/23

Já imaginou como seria ter uma ferramenta para te auxiliar no aumento da produtividade, motivação e retenção dos colaboradores da sua empresa? Você pode investir no desenvolvimento da sua equipe e de cada indivíduo com estratégias que realmente geram resultados.
Essa ferramenta é conhecida como Plano de Desenvolvimento Individual, muitas grandes empresas implementam o PDI para ajudar a empresa e o colaborador a identificar oportunidades de crescimento e um caminho para melhorias de habilidades.
Você deseja saber como o plano de desenvolvimento funciona? Este artigo te mostrará o que é o PDI, quais são os componentes de um plano de desenvolvimento e como você pode implementá-los.
Continue a leitura.
Conheça o Plano de Desenvolvimento Individual
O PDI é um instrumento utilizado pelas empresas para promover o desenvolvimento profissional dos colaboradores, identificando suas necessidades de aprendizado e estabelecendo metas e ações para alcançar o crescimento individual.
O principal objetivo de implementar o plano de desenvolvimento individual é auxiliar os colaboradores a desenvolverem suas habilidades e competências, alinhando-as com as necessidades da organização, levando em consideração as metas e aspirações individuais de cada colaborador e do negócio.
A elaboração do PDI muitas vezes está ligada aos resultados da avaliação de desempenho, identificando pontos fortes e áreas de melhoria de cada profissional que faz parte da sua equipe.
Quais são os benefícios de aplicar o PDI? Quais os componentes de um bom PDI e como aplicá-lo? Confira abaixo.
PDI, uma ferramenta essencial para apoiar o desenvolvimento das competências em sua empresa
O primeiro grande benefício de implementar o plano de desenvolvimento individual é identificar as competências necessárias para o sucesso de cada cargo e cada função dentro da organização.
Assim, você consegue mensurar se o colaborador correto está assumindo a função correta, além de planejar atual e futuras oportunidades dentro da empresa para esse profissional.
Entre outros benefícios dessa ferramenta, destacamos:
1. Definição de metas
O PDI estabelece metas claras e mensuráveis de desenvolvimento do colaborador, que devem ser alcançadas em um determinado período de tempo, bem como um plano de ação detalhado, com atividades específicas que o profissional deve realizar para atingir suas metas de desenvolvimento dentro da organização.
2. Acompanhamento e feedback
O plano de desenvolvimento deve ser acompanhado regularmente pelo colaborador e seu gestor, que fornecerá feedback e orientações durante o processo. Essa ação promove um processo contínuo de aprendizado e aprimoramento ao longo da carreira do colaborador, além de informar para a organização sobre o desenvolvimento do profissional que está sendo acompanhado.
3. Desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais
Adotar essa ferramenta em sua organização avalia o desenvolvimento tanto de habilidades técnicas, relacionadas à função desempenhada, quanto de habilidades comportamentais, como liderança e comunicação, dos colaboradores acompanhados.
A liderança pode avaliar as necessidades do colaborador e incluir atividades formais de aprendizado, como cursos e treinamentos, e/ou atividades informais, que abrangem mentoria e participação em projetos desafiadores.
4. Engajamento do colaborador
O colaborador é um participante ativo no processo de elaboração e execução do seu próprio PDI, sendo responsável por buscar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.
Outro benefício da ferramenta é que ela é flexível para se adaptar às mudanças nas necessidades e objetivos do colaborador, bem como às demandas da organização. Por exemplo, um colaborador da área de marketing pode assumir a coordenação e gestão do setor se a organização precisar e se ele tiver as habilidades necessárias, que poderão ser verificadas em seu PDI.
Componentes do plano de desenvolvimento individual
O PDI deve estar alinhado com a estratégia da empresa, buscando desenvolver as competências necessárias para o alcance dos objetivos organizacionais. A liderança desempenha um papel fundamental no sucesso do plano de desenvolvimento, fornecendo orientação, apoio e oportunidades de desenvolvimento para os colaboradores.
Para simplificar, um plano de desenvolvimento individual tem quatro componentes fundamentais. Eles são:
1. Perfil do colaborador: colete informações básicas, incluindo nome, cargo, principais responsabilidades, salário, histórico de trabalho, entre outras informações importantes para compreender o papel deste colaborador dentro da organização.
2. Metas e objetivos de carreira: converse com os seus colaboradores, entenda suas metas e objetivos dentro da sua organização. Essas metas e objetivos ajudarão a compor o plano de desenvolvimento individual, entendendo os objetivos futuros de longo e curto prazo do colaborador e como ele poderá trazer resultados para sua própria carreira e para a empresa.
3. Avaliação/análise dos colaboradores: quais são os pontos fortes e fracos de cada colaborador? Sabemos que cada pessoa é única e resultado de suas vivências que produziram conhecimento e habilidades específicas.
O PDI deve ser revisado periodicamente para avaliar o progresso do colaborador, fazer ajustes necessários e estabelecer novas metas de desenvolvimento. Use avaliações anteriores de desempenho, formulários de feedback, entre outros, para entender o progresso de cada profissional.
4. Oportunidades e metas de Desenvolvimento: Quais são as oportunidades a curto e a longo prazo onde o profissional apresenta potencial de crescimento? Defina uma meta para cada oportunidade para medir o sucesso/crescimento do colaborador.
5. Extra: Plano de Ação. Anote as atividades, programas ou treinamentos que o colaborador poderá ou deverá realizar para atingir seu objetivo de desenvolvimento detalhado no plano de desenvolvimento individual.
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