Navegue por temas:
Quantas pessoas da sua empresa você recontrataria?
por Trianon RH e Negócios | 09/06/23

A rotatividade de funcionários é um problema caro para as empresas, isso é um fato. Uma pesquisa global da consultoria Robert Half, ao entrevistar 300 executivos brasileiros, chegou a conclusão que 41% dos executivos assumem ter feito alguma contratação equivocada no último ano.
Você já parou para refletir sobre o tema em sua empresa? Quantos colaboradores você recontrataria sem pensar duas vezes? O RH da sua empresa está atraindo e retendo os profissionais adequados para o sucesso do negócio?
Vamos entender um pouco mais sobre essa pesquisa e sobre os números alarmantes. Além disso, separamos três estratégias para você evitar a má contratação em seu negócio.
Continue a leitura!
Quantas pessoas da sua empresa você recontrataria?
Para além da pesquisa da consultoria Robert Half, outras empresas realizam pesquisas frequentes sobre os efeitos de uma má contratação. Em 2017, a Career Builder chegou a conclusão que o recrutamento inadequado é um erro comum – quase três em cada quatro empregadores (74%) dizem que contrataram a pessoa errada para um cargo.
Os empregadores na pesquisa da Career descreveram uma contratação ruim como alguém que:
- não produziu um trabalho de qualidade (5%);
- teve uma atitude negativa (53%);
- não se integrou bem com a equipe (50%);
- tiveram problemas imediatos de ausência (46%);
- não possuíam habilidades que afirmavam ter quando foram contratados (45%);
Você identificou algum desses pontos em algum colaborador que contratou? Os prejuízos de uma contratação inadequada são diversos, entre eles destacamos:
- produtividade: uma contratação errada pode gerar um baixo desempenho da equipe e pouco retorno sobre o investimento;
- engajamento: um profissional sem habilidades fará com que os outros se esforcem mais com menos resultados;
- substituição: cedo ou tarde será necessário substituir esse profissional, o que consequentemente acarretará em mais custos com anúncios, entrevistas, onboarding e contrato.
Mais importante do que entender os prejuízos de uma má contratação é descobrir como evitá-las e realizar um recrutamento assertivo. Para evitar contratações ruins separamos algumas estratégias para colocar em prática:
Três estratégias para evitar o mau recrutamento
1. Descrever e divulgar a vaga corretamente
A descrição da vaga é muito importante para a pessoa candidata ter um ótimo primeiro contato com a empresa. Coloque as informações necessárias, quais são os requisitos da vaga, as funções que o profissional irá exercer e os objetivos.
Destaque as qualificações necessárias, assim os candidatos enviaram currículo somente se cumprirem com os requisitos. Apresente também a empresa na descrição da vaga, sua missão e valores para que os candidatos possam se identificar com a cultura organizacional.
Outro ponto importante é a divulgação, banco de empregos da sua cidade, redes sociais, site próprio, entre outros. Utilize as ferramentas disponíveis para divulgar a vaga e alcançar as pessoas candidatas ideais.
2. Mapear o perfil comportamental dos candidatos
Ferramentas como o DISC ou outros testes comportamentais são essenciais para mapear o perfil do candidato. O mapeamento vai além do currículo profissional e pode complementar a entrevista.
A pressa para realizar o processo de recrutamento muitas vezes leva a más contratações. Na ânsia de preencher a vaga, os recrutadores selecionam o primeiro candidato sem analisar se ele é compatível com a cultura da empresa ou se tem as habilidades necessárias para ocupar o cargo.
Pessoas que não se encaixam com a cultura da empresa tendem a pedir demissão mais rápido, influenciando em todos os âmbitos da empresa, a produtividade, motivação e engajamento dos colaboradores sem contar em todo o processo seletivo que precisará ser aberto novamente.
3. Utilizar as ferramentas adequadas
As ferramentas e a tecnologia são aliadas do recrutamento e seleção. Utilizar ferramentas que facilitam o processo seletivo e o torna mais eficaz é uma solução para realizar boas contratações.
Por exemplo, sistemas que armazenam currículos, bancos de dados que utilizam filtros, triagem de currículos e de mapeamento de perfil, entre outros. Essas ferramentas ajudam a otimizar o processo e a tomada de decisão no momento de escolher qual profissional você deseja contratar.
Terceirize o recrutamento e seleção na sua empresa e seja mais assertivo
De acordo com as pesquisas percebemos que Implantar ou Reestruturar o RH é essencial para o sucesso de uma organização. Quando terceirizamos o Recrutamento e Seleção reduzimos o tempo que seria gasto com planejamento de divulgação de vagas, escolha de currículos, triagem, entrevistas e seleção, dessa forma, esse tempo que seria destinado a essas ações pode ser aplicado no rendimento da empresa.
A Trianon RH e Negócios atua com Consultoria de Recursos Humanos voltada para empresas que desejam implantar ou reestruturar o setor de RH. Nossa proposta é oferecer um serviço customizado de acordo com as características e necessidades dos clientes, levando em consideração a qualidade e as melhores práticas do mercado.
Vamos conquistar os resultados que o seu negócio merece? Conheça os nossos serviços e entenda qual é o melhor para o seu negócio.